quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Educar é Para Poucos

Educar é um ato heroico em qualquer cultura.

Talvez seja pelo fato de que educar exige que a pessoa saia um pouco de si e vá de encontro do outro; um outro desconhecido; um outro anônimo, um outro que me questiona; um outro que me confronta com meus próprios fantasmas, meu próprios medos, minha própria insegurança.

Talvez seja pelo fato de que educar exige sacrifício, exige renúncia de si, exige abandono, exige fé, exige um salto no escuro.Talvez por isso seja algo para poucos.Seja para pessoas que acreditem em outras pessoas.Seja para pessoas que não se acomodaram diante da mesmice que a sociedade pede todos os dias.Talvez por isso seja mais fácil encontrar professores que educadores.

Professores são donos do conhecimento.
Educadores são mediadores.
Professores são profissionais do ensino.
Educadores fazem do ensino um estímulo para seu crescimento pesssoal.
Professores usam a palavra como instrumento.
Educadores usam o silêncio.
Professores batem a mãos na mesa.
Educadores batem o pé no chão.
Professores são muitos.
Educadores são UM.

O Educador tem os pés no chão, mas sua cabeça está sempre nas alturas porque acredita que quem está à sua frente não é um cliente esperando ser atendido, mas uma pessoas aguardando orientações para seguir seus passos. Esta é a razão de ser do educador. Esta é sua esperança. E, para isso, o educador precisa ser inteiro, precisa ser completo, precisa estar em sintonia consigo mesmo e com o universo.

POR ISSO É PARA POUCOS.

Daniel Munduruku

Nenhum comentário: